13 Livros para entender pensamento e planejamento estratégico
Portal G4
>
Todas as Matérias
>
13 Livros para entender pensamento e planejamento estratégico

13 Livros para entender pensamento e planejamento estratégico

Por:
G4 Educação
Publicado em:
7/12/2023

No cenário em constante evolução dos negócios, a capacidade de pensar estrategicamente e planejar com eficiência é uma habilidade que separa aquilo que é excepcional do que é comum. Como diz o ditado: "Se você não planeja, planeja falhar". No campo do pensamento estratégico e do planejamento, a sabedoria não está apenas em criar grandes visões, mas em executá-las com precisão e previsibilidade para alcançar a vantagem competitiva. 

Seja um empreendedor em sua primeira iniciativa ou um pensador estratégico em desenvolvimento, não se pode subestimar o conhecimento de quem pesquisou, testou, errou e aprendeu com seus erros. Para orientá-lo em sua jornada rumo à excelência estratégica, elaboramos uma lista dos livros mais impactantes sobre planejamento e pensamento estratégico.

Dos princípios explorados em "Empresas Feitas para Vencer" até a sabedoria prática compartilhada em "Estratégia Boa, Estratégia Ruim", passando pelas perspectivas inovadoras de "Gestão de Alta Performance" e "Think Simple", esses livros oferecem um tesouro de estratégias, frameworks e exemplos do mundo real que podem inspirar, desafiar e elevar seu conhecimento estratégico.

Descubra os segredos, domine as estratégias e revolucione sua abordagem aos negócios com nossa seleção criteriosa dos melhores livros sobre pensamento e planejamento estratégicos.

1. Estratégia Boa, Estratégia Ruim

Autor: Richard Rumelt

De uma vez por todas: estratégia não é meta, não é visão e muito menos slogan. Estratégia é o conjunto de ideias que inclui um plano para atingir as metas e tangibilizar a visão de negócio da empresa. E embora existam inúmeras estratégias, todas possuem em comum um núcleo, que engloba três partes: um diagnóstico, uma política orientadora e um conjunto de ações coerentes. 

O autor do livro, Richard P. Rumelt, explica o que faz uma boa estratégia, a partir da maximização de recursos, antecipação a mudanças, alavancagem e inovação. As explicações são acompanhadas de exemplos de empresas como Apple, IBM, Ford e Starbucks – que acertaram muito na estratégia ou falharam terrivelmente.

Ao trazer esses insights e explicar de forma bem acessível os erros e os acertos, Rumelt vai desconstruindo a ideia de que apenas os gênios podem se dar bem nos negócios. Para ele, qualquer um pode aprender a ser um bom estrategista, se for capaz de aprender com as lições dos outros, definir prioridades e não ter medo de testar suas hipóteses. 

Leia mais: aqui você encontra um resumo com as principais ideias de "Estratégia Boa, Estratégia Ruim"

2. Gestão de Alta Performance

Autor: Andy Grove

Falar sobre a importância do feedback, da promoção de rituais e da construção do engajamento e de times de alta performance, com empenho do gestor para ouvir e entender os problemas é uma coisa comum no ambiente corporativo. Mas não era bem assim em 1983, quando o livro "High Output Management" foi publicado.

De lá para cá, o livro tornou-se praticamente um manual da gestão contemporânea. Andy Grove, que foi durante muitos anos CEO da Intel, ajudou a desenvolver uma cultura organizacional que atraía os maiores talentos da época. Também foi mentor de Steve Jobs e outros figurões do Vale do Silício.

As lições de "Gestão de Alta Performance" continuam valendo, talvez mais do que nunca em um momento em que tanto se fala em retenção de talentos e desenvolvimento de melhores times. 

Leia mais: aqui você encontra o resumo com as principais ideias de "Gestão de Alta Performance"

3. Think Simple

Autor: Ken Segall

Em "Think Simple", o especialista em marketing Ken Segall convida os leitores a uma jornada que desvenda o poder da simplicidade nos negócios. Com base em suas experiências de trabalho com a Apple e de colaboração com Steve Jobs, Segall revela como a simplicidade pode ter um enorme impacto no design de produtos, nas estratégias de marketing e no sucesso geral dos negócios.

O livro destaca a noção de que a simplicidade não é apenas um princípio de design; é uma mentalidade que pode revolucionar a maneira como as empresas operam. Ao adotar a simplicidade, defende o autor, as empresas podem melhorar a imagem de sua marca, otimizar as operações e se conectar de uma forma muito melhor com o cliente. 

Segall trabalhou durante 12 anos na Apple e ocupou o cargo de diretor criativo quando Jobs ainda era vivo. Ele orquestrou a famosa campanha da Apple "Think Different", que reposicionou a companhia. Foi dele e de seu time a ideia de incluir o "i" do iPhone, que acabou sendo usado para vários produtos conectados à internet. Ele aproveita sua vivência para trazer histórias divertidas e exemplos do mundo real, demonstrando como a simplicidade tem sido um fator-chave por trás de alguns dos produtos e campanhas icônicas que conhecemos..

4. Leading Without Authority

Autor: Keith Ferrazzi

O livro gira em torno da ideia de que a verdadeira autoridade não vem apenas do poder posicional, ou seja, daquele investido pela hierarquia. A autoridade é conquistada por meio da confiança, da influência e da capacidade de mobilizar outras pessoas para um objetivo comum. O livro mostra como liderar com autenticidade, criar conexões significativas e cultivar uma cultura de colaboração nas organizações.

Os insights do autor Keith Ferrazzi trazem uma perspectiva renovadora sobre liderança que vai além das hierarquias tradicionais, enfatizando a importância dos relacionamentos, da autenticidade e da adaptabilidade. Ele incentiva os líderes a adotarem um modelo de liderança mais inclusivo e colaborativo que abrirá caminho para implementar estratégias mais inovadoras e de maior impacto para a companhia.

O livro traz insights e conceitos valiosos, como a liderança em rede, em que a capacidade de construir e alavancar relacionamentos é a pedra angular da boa liderança. Essa rede tem que ser diversificada, dentro e fora da companhia, para aprimorar a inovação e a solução de problemas. Em um mundo em que a colaboração e a adaptabilidade são fundamentais para crescer, o livro pode promover a virada de chave para quem aspira liderar com autoridade e deixar um legado.

5. Jogar para Vencer

Autor: A.G. Lafley e Roger L. Martin

"Playing to Win" é uma demonstração de como as empresas podem criar e sustentar uma estratégia vencedora no cenário em constante mudança dos negócios. Considerado um manual estratégico, os autores A.G. Lafley, ex-CEO da Procter & Gamble, e Roger L. Martin, especialista em estratégia, usam exemplos da reais companhia para demonstrar suas teorias.

"Playing to Win" introduz conceitos como a Cascata de Escolha da Estratégia. O framework tem cinco etapas e começa com a definição de aspirações vencedoras e termina com a criação de um sistema para apoiar e sustentar a estratégia escolhida. Essa ferramenta permite que as empresas alinhem seus recursos e ações com uma direção estratégica que seja coerente.

Aplicando esse framework, os autores afirmam que é possível não apenas levantar o pensamento estratégico, mas também alinhar equipes e promover um crescimento sustentável na empresa. As ferramentas que o livro oferece valem tanto para um executivo experiente ou para um empreendedor em início de jornada. 

6. Empresas Feitas para Vencer

Autor: Jim Collins

Este é um dos livros de referência para quem leva gestão de negócios a sério. O autor Jim Collins vai fundo no que significa transformar uma boa empresa em uma empresa realmente excelente – "good to great", como sugere o título original.

Collins e sua equipe identificaram um conjunto de empresas excepcionais que superaram seus concorrentes por períodos prolongados e se aprofundaram nos fatores que as levaram à grandeza. Os conceitos foram sintetizados de tal forma que podem ser copiados e escalados, como orientação estratégica e desenvolvimento de liderança. Esse conhecimento pode ser aplicado a empresas dos mais variados setores.

"Empresas feitas para Vencer" oferece aos profissionais o conhecimento e as ferramentas para promover uma cultura de excelência em suas empresas, o que o torna um recurso inestimável para quem busca o sucesso duradouro.

Leia mais: temos aqui um resumo com as principais ideias do livro "Feitas para Vencer"

7. Estratégia Competitiva

Autor: Michael E. Porter

O livro é considerado um divisor de águas na literatura de gestão estratégica por trazer insights profundos para quem quer compreender as complexidades dos mercados competitivos.

Professor de prestígio da Harvard Business School, Michael Porter apresenta o framework das 5 Forças, um modelo que avalia a intensidade competitiva de um setor. A análise das forças de rivalidade, o poder de barganha de compradores e fornecedores, a ameaça dos novos entrantes (empresas que entram em um setor e muitas vezes causam uma disrupção) e de produtos ou serviços substitutos mostra como é possível identificar oportunidades e ameaças estratégicas.

O livro oferece um framework para entender como as empresas podem alcançar e manter uma vantagem competitiva em seus setores. Sua leitura traz uma clareza estratégica que permite entender a dinâmica da concorrência em qualquer setor, além de ferramentas indispensáveis para identificar áreas de melhoria, inovação e diferenciação estratégica nas empresas.

8. A Arte da Guerra

Autor: Sun Tzu

Verdadeiro clássico sobre estratégia e tática militar, este livro foi escrito há mais de dois milênios na China antiga. O foco principal, como entrega o título, é a guerra, mas seus princípios vão além do campo de batalha e se tornaram altamente aplicáveis em vários aspectos da vida moderna, incluindo os negócios.

O autor Sun Tzu parte da guerra para analisar a natureza do conflito (que pode ser aplicado à concorrência dentro de um determinado setor), a importância de entender o terreno que se está pisando (qual é o mercado, o segmento, os recursos etc), quem é o inimigo (a concorrência) e as condições para a vitória (tornar-se líder) antes de se envolver em qualquer empreendimento. Em outras palavras, antes de ir à guerra, é preciso muito planejamento e preparação.

Para quem se dispõe a fazer a leitura, é uma masterclass em domínio do pensamento estratégico, como se adaptar em ambientes dinâmicos, como obter vantagem competitiva (incluindo o insight de conhecer a si mesmo), desenvolver liderança e tomar decisões éticas. Porque mesmo em ambientes competitivos, é fundamental que a tomada de decisão seja baseada em princípios.

Leia mais: Confira um resumo com as principais ideias de "A Arte da Guerra"

9. Estratégia do Oceano Azul

Autor: W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Este livro desafia as abordagens tradicionais de concorrência e defende a criação de espaços de mercado que ainda não estão disputados, os chamados “oceanos azuis”. Navegar no oceano azul é dominar esse espaço por algum tempo, com vantagem competitiva e desenvolvimento de aprendizado que vão deixar os concorrentes para trás.

Os autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne, especialistas do INSEAD, apresentam um framework de quatro ações que envolve a eliminação, a redução, o aumento e a criação de fatores que podem transformar a proposta de valor de uma empresa.

Mas talvez o ponto mais interessante seja a ideia de desenvolver um pensamento inovador, capaz de inspirar uma mudança de mentalidade (mindset) para buscar oportunidades e ter uma visão de longo prazo. Trata-se de romper com aquilo que conhecemos para encontrar novos territórios e, como consequência, posicionar a empresa para o crescimento sustentável.

Leia mais: confira o resumo com as principais ideias do livro “Estratégia do Oceano Azul”

10. Atravessando o Abismo

Autor: Geoffrey Moore

Crossing the Chasm” é um livro que é praticamente um roteiro para empresas que enfrentam as complexidades da adoção de novas tecnologias e querem entender o seu valor nesse processo de mudança. O foco mais específico não tira a sua abrangência, já que estamos falando de transformação no mercado convencional. 

O autor Geoffrey Moore apresenta o conceito de "ciclo de vida de adoção de tecnologia" e analisa estratégias para ter sucesso na transição dos primeiros usuários para o mercado mais amplo. Dos early adopters para a massa existe uma jornada que traz muitos aprendizados, que ele vai compartilhando ao longo do livro.

O livro oferece um enorme aprendizado para quem lida com produtos ou serviços ao mostrar os fatores que influenciam a aceitação do mercado. A leitura permite aprender estratégias para comunicar propostas de valor de forma eficaz, estratégias práticas e conceitos como “pista de boliche” e “tornado”, que podem ser aplicados a todos os lançamentos para evitar fracassos. Para líderes, é uma oportunidade de reconhecer e navegar pelos pontos críticos de transição no ciclo de vida de um produto ou serviço, o equivalente a ouro para quem quer expandir seu negócio.

Leia mais: Principais conceitos do livro “Atravessando o Abismo” para o seu negócio

11. As 4 Disciplinas da Execução

Autor: Chris McChesney, Jim Huling e Sean Covey

Conhecido praticamente como um manual para atingir metas estratégicas, o livro traz estratégias práticas e acionáveis para executar as iniciativas estratégicas. Ao focar em um pequeno número de metas críticas, os autores explicam como priorizar e alocar recursos para alcançar o máximo impacto.

Chris McChesney, Jim Huling e Sean Covey introduzem o conceito de metas extremamente importantes (WIGs), que significa eleger um pequeno número de objetivos que, quando alcançados, terão um impacto significativo na empresa. Eles mostram também como medir o progresso das iniciativas de forma objetiva, o livro apresenta um framework de como estabelecer uma cadência de responsabilidade, ou seja, criar um senso de responsabilidade (ownership) e comprometimento para melhorar o desempenho geral dos times.

Os princípios descritos em “As 4 Disciplinas da Execução” são aplicáveis a inúmeros setores e companhias de todos os tamanhos. Para quem quer entender melhor como pensar, planejar e executar uma estratégia, os insights e dicas práticas vão ajudar a colocar uma operação de pé.

Leia mais: veja resumo do livro “As 4 Disciplinas da Execução”

12. The Strategy Book

Autor: Max Mckeown

Com o objetivo de ser um guia para compreender, desenvolver e implementar estratégias que dão certo no mundo real, o autor Max Mckeown adota um aspecto bem prático e acessível do que é pensamento estratégico. Para ele, isso não é exclusividade das altas lideranças e profissionais de todos os níveis deveriam adotar e desenvolver o pensamento estratégico em suas carreiras.

Ao apresentar o framework Ciclo da Estratégia, Mckeown reforça que a estratégia de resultado é um processo contínuo e iterativo, ou seja, a boa estratégia é aquela que pode ser adaptada e melhorada. Para isso, o livro traz ferramentas como análise SWOT, planejamento de cenários e outros recursos para aprimorar as habilidades estratégicas.

O livro traz muitas ferramentas práticas, como o framework Strategy Cycle, que orienta os profissionais durante todo o processo, desde a compreensão do contexto até obtenção de resultados. Além disso, Mckeown oferece insights sobre o papel da liderança estratégica, a sua capacidade de inspirar e orientar os times, promovendo uma cultura de pensamento estratégico e alinhamento. O autor enfatiza que a liderança estratégica envolve equilíbrio entre visão, flexibilidade e execução.

Leia mais: veja as principais ideias do livro "The Strategy Book"

13. O Futuro é Mais Rápido do que Você Pensa

Autor: Peter Diamandis e Steven Kotler

Está claro que a tecnologia avança numa velocidade muito maior do que a maioria das empresas é capaz de acompanhar. A melhor maneira, portanto, de lidar com a inovação acelerada é aproveitar as mudanças para se manter à frente e prosperar em uma era de crescimento exponencial. 

Os autores Peter Diamandis e Steven Kotler analisam como a interseção dos setores e tecnologias convergentes criam novos desafios – e inúmeras oportunidades. Os avanços em um campo acabam impactando e desestabilizando setores que, à primeira vista, não estariam relacionados. Por isso é preciso ter uma mentalidade de antecipação do planejamento estratégico.

Manter uma visão empreendedora e promover uma cultura de inovação são fundamentais para identificar novas oportunidades e se adaptar rapidamente às mudanças do mercado. Nesse ponto, “The Future is Faster Thank You Think” (o futuro é mais rápido do que você pensa) funciona como um guia para preparar as empresas para o futuro, desenvolvendo hoje as habilidades e estratégias que vão abrir outros caminhos ali na frente.

Leia mais: Confira um resumo com as principais ideias de "O Futuro é Mais Ràpido do que Você Pensa"

Matérias relacionadas
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Algum termo te deixou com dúvidas?
Saiba o que significa no nosso glossário do empresário.
Acessar agora