Moonshot Thinking: o que é e como funciona o framework 10x?
Portal G4
>
Todas as Matérias
>
Moonshot Thinking: o que é e como funciona o framework 10x?

Moonshot Thinking: o que é e como funciona o framework 10x?

Por:
Amanda Gushiken
Publicado em:
19/9/2023

O que o sonho de levar o homem à Lua e as empresas que crescem 10 vezes mais possuem em comum? Um mindset chamado moonshot thinking (“Mentalidade do Lançamento para a Lua”, em tradução livre). Também conhecido como 10x thinking (do inglês, “Pensamento ‘0x”), esse conceito serve de base para uma estratégia de inovação usada por grandes empresas, como Google, Tesla e SpaceX. 

"Nós escolhemos ir à Lua. Escolhemos ir à Lua nesta década e fazer as outras coisas, não porque são fáceis, mas porque são difíceis."
John F. Kennedy, 35º presidente dos Estados Unidos

A célebre frase de John Kennedy, dita em um discurso em 1962, foi responsável por nomear o mindset Moonshot Thinking. Mais de meio século depois, em 2016, o então vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que a Casa Branca planejava gastar US$ 1,8 bilhão no projeto Cancer Moonshot. O objetivo era acelerar as pesquisas científicas de tratamentos e prevenção do câncer. O mesmo mindset foi utilizado entre os líderes políticos, em momentos e contextos distintos da história.

Na tradução, o termo "Moonshot" soa como "Tiro na Lua".

O que é o Moonshot Thinking?

O conceito 10x thinking é um mindset e framework popularizado pela divisão “X” do Google (antigo Google X) e seu cofundador, Astro Teller. Também conhecido como moonshot thinking, devido ao projeto de colocar o homem na Lua proposto pelo ex-presidente norte-americano John F. Kennedy, essa mentalidade busca revolucionar os negócios com metas ambiciosas que inicialmente podem parecer impossíveis de atingir, mas que levam a uma junção de esforços e recursos que acabam levando ao sucesso.

“As empresas fracassam porque fazem as coisas erradas ou não são ambiciosas. Não [fracassam] por causa de litígios ou da concorrência.”
Larry Page, cofundador do Google e adepto do 10x Thinking


Dentro do conceito 10x thinking, é “mais fácil” para uma empresa crescer 10 vezes do que apresentar um crescimento de 10%. Isso acontece porque a maioria das empresas copia o que as outras estão fazendo e reproduz o modelo de metas, alvos e objetivos. Por isso tendem a apresentar baixos percentuais de crescimento, já que não se destacam, fazem o mesmo que as demais e simplesmente reproduzem a lógica do mercado.

Já as companhias que se desafiam e estabelecem metas às quais nem sabem se podem atingir, pois o seu objetivo é alcançar algo que nunca foi feito antes, tendem a se destacar e alcançar o sucesso por meio da transformação profunda do mindset de todos os colaboradores. 

Em resumo, o moonshot thinking assume que grandes problemas, soluções radicais e tecnologias inovadoras podem se tornar o solo fértil para ideias que “mirem na Lua”. Essa mentalidade demanda a superação de desafios, coragem para assumir riscos e resiliência para superar eventuais fracassos. Muitas vezes, implementar o 10x thinking resulta em projetos ambiciosos e exploratórios e que são realizados sem a garantia de rentabilidade ou benefício no curto prazo. 

Assim como a missão Apollo 11 que levou o homem a pisar na Lua pela primeira vez em 1969 mudou significativamente a história da humanidade e da exploração espacial, o 10x thinking propõe que os empreendedores sejam ousados e ultrapassem os limites do que é possível em busca de soluções transformadoras ou com o potencial de mudar fundamentalmente a maneira como nós vivemos, trabalhamos e pensamos o mundo. 

O termo moonshot veio de um discurso do presidente norte-americano John F. Kennedy (Crédito: Wikipedia)

Qual é a importância do Moonshot Thinking?

Em meio à revolução tecnológica que trouxe avanços em biotecnologia, neurociência, nanotecnologia, inteligência artificial e computação quântica, entre outras áreas, assistimos ao surgimento e crescimento rápido de novos negócios. Para empresas que querem buscar seu espaço nesse mercado em contínua mudança, o moonshot thinking pode ajudar a considerar soluções bem diferentes das existentes. Ao buscar soluções que sejam 10 vezes melhores, e não apenas 10% acima do padrão, é possível criar produtos e serviços com potencial de mudar o jogo e estabelecer novos padrões para um setor.

Quais são as vantagens do Moonshot Thinking?

  1. Capacita as pessoas a buscarem soluções não convencionais com alta probabilidade de sucesso.
  2. Capacita as equipes a usarem a experimentação em ritmo acelerado para aprender e melhorar continuamente.
  3. Capacita a organização a olhar para além das formas estabelecidas de fazer as coisas, expandindo o horizonte de possibilidades.
  4. Reduz o medo do fracasso dentro das equipes e as ajuda a focarem no sucesso.

Baixe agora grátis: O guia para tomar decisões de gestão em tempos de incertezas

Como implementar o Moonshot Thinking na cultura organizacional?

Veja a seguir algumas dicas para implementar o pensamento moonshot na cultura organizacional da sua empresa:

#1 - Incentive a assunção de riscos 

Para obter melhorias de 10 vezes, os colaboradores devem estar dispostos a assumir riscos e aceitar a possibilidade de fracasso. Isso requer uma cultura que incentive os funcionários a pensar grande (“sonho grande”) e a assumir riscos calculados em busca de soluções inovadoras.

#2 - Qualifique os colaboradores a pensar de forma criativa 

Uma cultura com a mentalidade moonshot thinking deve incentivar os colaboradores a pensar de forma criativa e a desafiar a maneira de fazer as coisas. Para isso é preciso dar liberdade para que as pessoas possam explorar novas ideias e abordagens e fornecer tempo e recursos para que possam pensar e se dedicar a projetos criativos.

#3 - Incentive a colaboração

O conceito 10x thinking é geralmente o resultado da colaboração entre pessoas com diferentes experiências e conhecimentos. Promover uma cultura de colaboração e incentivar os colaboradores a resolver juntos desafios em funções diferentes e com profissionais de departamentos diversos vai incentivar o pensamento moonshot.

#4 - Comemore o fracasso 

Pode soar contraintuitivo, mas na busca de soluções moonshot, é inevitável que algumas ideias fracassem. Promova uma cultura que celebre o fracasso como uma oportunidade de aprendizado e incentive os funcionários a assumir riscos e testar coisas novas. 

#5 - Invista no pensamento de longo prazo

O conceito 10x thinking geralmente requer uma perspectiva de longo prazo e a disposição da empresa de investir em um projeto que pode não trazer resultados financeiros por anos ou até décadas. Priorize o pensamento de longo prazo, os valores que acompanham essa escolha e garanta que o time envolvido terá os recursos e o apoio necessários para realizar projetos ambiciosos.

Leia mais: Bullseye Framework: o que é e como aplicar na gestão de negócios?

Princípios do Google para o 10x thinking

Veja a seguir a lista de princípios compilada pelo Google para agregar o pensamento 10x à cultura da companhia:

  1. Apaixone-se pelo problema e obtenha uma compreensão profunda dele.
  2. Entre em contato com o mundo real e faça testes em campo com a maior frequência possível.
  3. Reúna equipes diversificadas para gerar conexões criativas e grandes ideias.
  4. Enfrente as tarefas mais difíceis primeiro.
  5. Falhe rapidamente e aceite o aprendizado.
  6. Torne-se um piloto do caos para aceitar a incerteza e se beneficiar dele.
  7. Crie protótipos com antecedência para testes e experimentos.
  8. Mude sua perspectiva para descobrir respostas e aplicar insights de maneiras novas.
  9. Concentre-se em metas de longo prazo.

Exemplos de empresas que aplicaram o Moonshot Thinking

Aqui você encontra uma lista das principais gigantes de tecnologia que aplicaram em algum momento o moonshot thinking. 

  • Meta: o rebranding feito pelo Facebook, que alterou o nome da marca para Meta, sinalizou a aposta do cofundador Mark Zuckerberg no crescimento do metaverso e na transformação do rumo da companhia.
  • Google: dentre alguns dos projetos do Google alinhados ao moonshot thinking estão o projeto Glass, focado em wearables para aumentar a proximidade entre a realidade e a realidade virtual, e o Waymo (antigo Google Self-Driving Car Project), braço de carros autônomos do Google.
  • Tesla e SpaceX: as empresas de Elon Musk miram em tecnologias disruptivas, tornando o empresário umas das principais referências da atualidade para o mindset. A SpaceX foca na exploração espacial para fins comerciais, enquanto a Tesla objetiva massificar o uso de carros elétricos.

12 áreas de atuação do Moonshot Thinking

Confira abaixo as principais áreas de atuação nas quais o moonshot thinking norteia as atividades, de acordo com o Global Research compilado pelo Bank of America (BofA):

6g

A tecnologia 6G, com velocidades de download de 1 terabyte por segundo, será o sucessor do 5G. A principal missão do 6G será lidar com o rápido aumento da quantidade e da complexidade dos dados. Conforme o Global Research compilado pelo BofA,  "o 6G oferecerá velocidades e largura de banda 10 a 50 vezes maiores em comparação com o 5G, com uma taxa de latência muito melhor (até 1/1000)".

Interface Cérebro-Computador

A Interface Cérebro-Computador (do inglês Brain-Computer Interface) combina inteligência humana e máquina e está em uso para ajudar a curar doenças cognitivas e fisicamente debilitantes. Contudo, a aplicação dessa tecnologia não se limita à área da saúde: a interface cérebro-computador poderia alterar a interação humana com computadores ou smartphones, ou mesmo ser usada para controlar robôs em ambientes de trabalho perigosos para humanos.

Inteligência Artificial (IA) Emocional

Também conhecida como Computação Afetiva ou como Computação Cognitiva, a IA Emocional pode "potencialmente coletar, analisar e responder a situações e variedades completamente novas de dados e prever ou simular o pensamento humano, levando as pessoas a agir", de acordo com o relatório do BofA.

Biologia Sintética

A Biologia Sintética envolve o redesenho de organismos para dar a eles recursos aprimorados. Usando elementos de biologia molecular, genômica, química, engenharia, aprendizado de máquina e ciência da computação, a biologia sintética aproveita "a vasta diversidade da natureza para criar biomoléculas que a química tradicional não é capaz", aponta o relatório.

Imortalidade

Pesquisadores acreditam que a vida humana poderia ser prolongada graças aos avanços na saúde, biotecnologia e medicamentos antienvelhecimento. Os seres humanos biônicos poderiam ser possíveis como resultado da combinação de tecnologias especializadas em exoesqueletos, biohacking e implantes, que ampliam as habilidades naturais humanas. Seria o próximo passo dos chamados enhanced humans ou seres humanos melhorados.

e-VTOL

Os Veículos Elétricos de Decolagem e Aterrissagem Vertical (e-VTOL) são uma nova classe de aeronaves comerciais leves que podem decolar e aterrissar verticalmente. Esses veículos movidos a eletricidade, que podem ser usados para passageiros e cargas, poderiam oferecer um meio de transporte alternativo em áreas urbanas muito densas.

Leia mais: Estratégia DHM: conheça o framework que alavancou a Netflix

Eletricidade sem fio

A eletricidade sem fio emprega campos magnéticos ou ondas de rádio para o carregamento sem fio de dispositivos. Isso pode proporcionar um carregamento quase contínuo, necessário à medida que a internet das coisas (do inglês, Internet of Things ou IoT) continua a crescer. Além disso, pode ser uma solução de carregamento para veículos elétricos e também de fornecimento de eletricidade para comunidades remotas.

Hologramas

Os hologramas são uma tecnologia de mídia de última geração que vinha sendo explorada para entretenimento e recentemente tem sido explorada pelo metaverso. Por meio dos hologramas e recursos de realidade virtual e realidade aumentada, as pessoas podem interagir como se estivessem em um ambiente completamente novo. Para o trabalho, há experiências de colaboração (por meio de seus avatares no metaverso, os colaboradores podem se reunir em uma sala virtual e interagir). Novos usos exigirão o desenvolvimento do 6G para uma experiência mais real e que envolva smartphones.

Metaverso

O metaverso refere-se a uma "iteração da internet" composta por "espaços compartilhados em 3D vinculados a um universo virtual", conforme o relatório do BofA. "Ele poderia incluir inúmeros mundos virtuais persistentes que inter-operam entre si, bem como o mundo físico e mercados transformadores como o de jogos, varejo, entretenimento, etc."

Baterias para veículos elétricos

As baterias de última geração precisarão de uma capacidade muito maior para armazenar energia e carregar de forma rápida e econômica. Para veículos elétricos, as baterias de estado sólido, de fluxo de vanádio e de íons de sódio são alternativas às atuais baterias de lítio.

Mineração ecológica

Alguns novos tipos de mineração podem ajudar a reduzir drasticamente as toxinas liberadas na atmosfera, proteger os habitats naturais e aumentar a segurança dos trabalhadores:

  • Mineração ecológica: como a mineração em águas profundas, na qual os depósitos minerais são recuperados das profundezas do mar;
  • Agromineração: na qual as plantas extraem metais do solo
  • Mineração de águas residuais

Captura e Armazenamento de Carbono (CCS)

A tecnologia de captura e armazenamento de carbono (do inglês, Carbon Capture and Storage ou CCS) captura e armazena o dióxido de carbono antes que ele seja liberado na atmosfera. Isso é feito por meio da "separação do dióxido de carbono para formar um fluxo concentrado de CO2", explicou o relatório do BofA. "Esse fluxo é então comprimido, transportado e armazenado."

Conclusão

Em tempos de mudança no cenário das empresas e de novas tecnologias, o Moonshot Thinking pode ajudar a desenvolver ideias revolucionárias, com potencial transformador e capazes de levar a uma vantagem competitiva. Basta pensar que ousadia e apetite por risco são companheiras das empresas adeptas do mindset 10x thinking.  

Matérias relacionadas
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Algum termo te deixou com dúvidas?
Saiba o que significa no nosso glossário do empresário.
Acessar agora