Paixão pelo negócio é diferencial do empreendedor para Paulo Morais e Sylvio de Barros
Portal G4
>
Todas as Matérias
>
Paixão pelo negócio é diferencial do empreendedor para Paulo Morais e Sylvio de Barros

Paixão pelo negócio é diferencial do empreendedor para Paulo Morais e Sylvio de Barros

Por:
André Teixeira
Publicado em:
13/12/2023

Capacidade analítica. Controle financeiro. Gestão de projetos e processos. Todas são habilidades importantes para empreender. Mas para Sylvio de Barros, da iCarros, e Paulo Morais, da Espaçolaser, existe algo que importa mais do que qualquer outra coisa: paixão. 

É a paixão que gera a resiliência necessária para prosperar em um ambiente desafiador como o mundo dos negócios no Brasil, defendem os empreendedores. 

A verdade é que incertezas e mudanças repentinas fazem parte do dia a dia do empresário. Mas isso não é motivo para desanimar. Pelo contrário, na visão de Paulo Morais e Sylvio de Barros, são esses desafios que os provocam a continuar evoluindo e transformando a realidade à sua volta. 

Os dois foram convidados para o palco do  G4 Valley exatamente por serem “empresários seriais”. Sylvio de Barros por sua trajetória na iCarros, WebMotors e zFlow; e Paulo Morais, da rede Espaçolaser e PG&MP Group. 

Durante a conversa mediada por Bruno Nardon, co-fundador do G4 Educação e fundador da Kanui, que durou por volta de uma hora, eles compartilharam suas experiências na liderança de empresas de alto crescimento, deram conselhos sobre a mentalidade que os trouxe até aqui e falaram sobre a paixão sobre negócios.

Apaixone-se pelo seu negócio 

Se puder se envolver com algo que você tenha paixão, fantástico. Se não, apaixone-se pelo negócio que você for se envolver”. Foi assim que Sylvio resumiu o grau de envolvimento que enxerga para todo empreendedor que quer levar seu negócio adiante. Para ele, a paixão não apenas é capaz de levar o empreendedor na primeira parte de sua jornada, colocando o negócio de pé, mas também permite que ele crie a resiliência necessária para prosperar.

O desejo de empreender está no coração dos brasileiros. De acordo com os dados mais recentes da Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o desejo de empreender está no topo da lista de sonhos dos brasileiros — abaixo apenas dos desejos “da casa própria” (1) e “viajar pelo país” (2).

Para lembrar o público de que nem tudo são flores para o empresário, Sylvio relembra uma experiência difícil que atravessou como CEO da WebMotors durante o estouro da “bolha da internet” nos anos 2000. Segundo ele, foi sua paixão por carros e por empreender que lhe deu forças para resistir a um dos maiores desafios da sua vida. 

Sylvio de Barros, fundador do iCarros e WebMotors, em palestra para o G4 Valley. Ao fundo Paulo Morais. (Crédito: G4 Educação)

Paulo Morais, que sonhava em abrir 10 unidades da Espaçolaser ao lado do sócio Ygor Moura e agora possui mais de 800 unidades espalhadas pela América Latina, tem convicção de que ser apaixonado pelo que está fazendo, faz toda a diferença para o sucesso de um negócio. E é papel do empreendedor fazer com que seu time também se apaixone. “[Empresas] que fazem muito sucesso são aquelas que você tem times altamente engajados, apaixonados pelo que estão fazendo e, é lógico, ganhando [dinheiro]”.

Como alcançar a prosperidade

Para Paulo, o sucesso da sua companhia depende de alguns passos simples (mas não fáceis):

  1. Achar o Perfil do Cliente Ideal (ICP)
  2. Entender a dor/desejo do cliente
  3. Desenvolver uma solução
  4. Encontrar o canal certo de distribuição
  5. Criar um modelo de negócios sustentável

Não necessariamente nessa ordem. E sempre colocando o cliente no centro das estratégias. 

Para exemplificar como esse ciclo de desenvolvimento é contínuo e eterno, ele compartilha o case da Espaçolaser. De acordo com o empresário, o público masculino gerava pouco mais de R$ 1 milhão de faturamento para a companhia em 2017. 

Depois de passar por este processo, ele e seu sócio criaram uma “pop-up store”(loja temporária) para aumentar a conscientização desse público e entender ainda mais sobre o seu cliente. Em 2023, o faturamento do público masculino saltou para R$ 250 milhões. 

Paulo Morais, fundador e CEO da Espaçolaser, no palco do G4 Valley. (Crédito: G4 Educação)
“Boas ideias são boas ideias se bem executadas. Se forem mal executadas, elas vão ser péssimas ideias.”

A frase é um importante alerta para empresários despreparados. Só no primeiro semestre de 2023, mais de 147 mil empresas fecharam as portas, de acordo com o Mapa de Empresas do Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços). Em comparação com 2022, o número de empresas fechadas aumentou 28%.

A motivação para ir além

Mas os riscos e obstáculos da jornada empreendedora não desanimam aqueles dispostos a ir além. Para Sylvio de Barros, empreender é “quase um vício”. É uma forma de se manter desafiado constantemente. De se “manter jovem”. 

“É impossível empreender se você não falar com o coração. Você tem que gostar de gente, de desafios, de aventuras. Tem que gostar que as pessoas te chamem de louco. Você tem que gostar dessa adversidade!”, afirmou diante da plateia do G4 Valley.

Paulo complementou o colega, afirmando que é dever do empreendedor impactar de forma positiva o mundo. Como molas propulsoras do desenvolvimento e transformação social, os empreendedores impulsionam o país, proporcionando mudanças reais nas vidas das pessoas. “E esse é o grande legado”. 

O G4 Valley 

Bruno Nardon apresenta os convidados do G4 Educação. (Crédito: G4 Educação)

O G4 Valley ocorreu nos dias 09 e 10 de dezembro, no SP Expo, em São Paulo. O evento reuniu mais de 4 mil empresários de todo o país para discutir sobre os temas mais importantes para 2024.

Paulo Guedes, João Adibe (CIMED), Fabrício Bloisi (iFood), Alfredo Soares (VTEX), Sofia Esteves (Cia de Talento) Tallis Gomes (Easy Taxi), Dener Lippert (V4 Company), Marcelo Toledo (Nubank), Ícaro de Carvalho (Novo Mercado), Sandor Caetano (PicPay) e grandes nomes do empreendedorismo brasileiro protagonizaram palestras e bate-papos em dois dias de muito conteúdo. 

Veja a conversa de Sylvio de Barros e Paulo Morais na íntegra, no vídeo abaixo.

Matérias relacionadas
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Algum termo te deixou com dúvidas?
Saiba o que significa no nosso glossário do empresário.
Acessar agora